Você já se pegou alguma vez pensando porque o famoso desenho dos anos 80, o Pac Man é amarelo? E porque será que o Mario Bros e o Luigi tem seu uniforme na cor vermelho e verde, respectivamente? Nós também tivemos essa dúvida e fomos atrás para saber.
O PacMan nasceu em uma época em que os jogos eram em torno da mesma temática: ação e luta. Foi aí que ele virou um cute-game (ou jogo fofo em tradução livre). Além de ser simples de se jogar - você só precisa comer os pontinhos e fugir dos fantasmas - ele também era um jeito de trazer as meninas para a frente dos jogos.
Segundo Iwatani, criador do jogo, o amarelo é uma cor neutra, que não representa bem ou mal, amigo ou inimigo. Já os monstrinhos são coloridos pois você tem de distinguir quem é o personagem principal do jogo e quais são os adversários e para não ficar monocromático, ele achou melhor deixar os monstros coloridos.
Ainda nos anos 80, outro jogo que fez e faz muito sucesso entre os jogadores é o Super Mario. Ele foi um enorme sucesso de crítica e comercial, vendendo mais de 20 milhões de cópias. OK, mas porque o Mário e o Luigi são vermelho e verde, respectivamente? Vamos lá...
Quando o primeiro jogo do Mario foi feito, existia um número limitado de bits de potência nas televisões. Dentre outras funções, são esses bits os responsáveis pelo processamento da cor.
Quando o Super Mario Bros. foi criado, o número de cores e a tecnologia para fazer a arte do jogo eram extremamente limitados. Então, como criar um personagem com poucos pixels e que fique bonitinho na tela? Simples! Usando as cores RGB (Red, Green and Blue) da televisão. As cores de maior contraste no padrão RGB são vermelho e azul, por isso o personagem principal, Mário, é vermelho, para ter maior destaque. Enquanto o Luigi é verde.
ORIGEM:
Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye( em que Popeye tinha que salvar Olive Oyl de Brutus), sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline (substituta de Olive Oyl) do gorila Donkey Kong(substituto de Brutus). Para dar destaque ao bigode, foi adicionado um nariz. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". Há rumores de que o nome de Luigi foi criado coma existência de um restaurante italiano ,ao pé da sede da Nintendo, chamado "Mario & Luigi's"mas não foi confirmado. O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um Encanador (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros. 3). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador. É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957.
SIGNIFICADO DO VISUAL DE MARIO:
• Chapéu: Na época, seria muito difícil arrumar sprites de animação para o cabelo do Mario. Além disso, Shigeru Myiamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil.
• Bigode: De novo, devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não haviam recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca.
• Macacões: Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa vermelha e macacões azul para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis depois que Super Mario Bros. 3 estourou nos arcades. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. Só no console Wii que este famoso macacão foi ganhar uma textura que o fez ter um ar de manufaturado.
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